[Avaliação] Troller TX4 AT6 é o verdadeiro espírito off-road

[Avaliação] Troller TX4 AT6 é o verdadeiro espírito off-road


Guilherme Magna


Os ?jipeiros? de plantão certamente já ouviram ou comentaram a expressão que a Troller é o carro que ?sobe parede?. No evento de lançamento do carro que estivemos presentes, pudemos comprovar essa expressão popular, porém dessa vez o R7 Autos Carros levou o novo Troller com caixa automática para as ruas e estradas on e off-road para provar as habilidades do utilitário bem esportivo da Ford. 



Guilherme Magna


Por fora, o Troller apresenta visual bem semelhante à versão T4, com alguns itens diferentes como as rodas pretas e as três cores disponíveis: Marrom Trancoso (derivado do EcoSport e Ka), Verde Maragogi e Prata Geada ? sempre combinadas com Azul Naval na grade dianteira, capô, teto, tampa traseira, para-choques, estribos e snorkel.



Guilherme Magna


Como equipamentos adicionais, o veículo traz snorkel para elevar a capacidade de submersão, para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro off-road de aço, pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17, faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático, faróis auxiliares de LED Hella de longo alcance e submersíveis por até um metro durante 30 minutos.



Guilherme Magna


Por dentro o carro apresenta bastante robustez e simplicidade fiel à proposta. O painel é simples com poucos elementos, as saídas de ar receberam a cor externa do carro. No caso da versão testada, a marrom trancoso, o painel conta apenas com elementos analógicos e o volante não é multifuncional. A central multimídia é a Smart Car Drive da JBL Harman, com tela de 6,75? e há conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.



Guilherme Magna


O motor é o conhecido Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com potência de 200cv e torque de 470 Nm, que também equipa o T4 manual e a Ford Ranger. O câmbio é automático de seis velocidades que funciona sem vacilos e com trocas seguras. Sua tração 4x4, com comando eletrônico, dispõe das opções 4x2, 4x4 High e 4x4 Low, com sistema de seleção ?shift on the fly? que permite o acionamento a até 120 km/h.



Viagem fora de estrada



O R7 Autos Carros rodou cerca de 400 quilômetros com o Troller TX4. Os percursos mesclaram trajetos urbanos, rodoviários e boa parte de trechos off-road. Dentro da cidade o jipe que tem peso aproximado de 2,3 toneladas anda bem ao passar por buracos e desníveis nas vias mas é visível que não se trata do seu ambiente natural. A tração 4x2 pode ser usada sem problemas na cidade e o trabalho na suspensão é ativo a todo tempo, mas o conforto não é o ponto forte. A conversa entre câmbio e motor também não são das melhores. Durante subidas ou arrancadas, a troca de marchas demora muito para acontecer, o que resulta em um alto consumo de combustível. Registramos uma média 4,8km/l em nosso trajeto urbano com o veículo.



Guilherme Magna


Outro ponto que o motorista pode estranhar é o peso da direção na hora de realizar manobras. Apesar de ter direção hidráulica, os pneus são muito largos comparado a outros modelos, fator que causa dificuldades na hora de fazer uma baliza ou conversão.



Guilherme Magna


Já nos trechos rodoviários é perceptível o peso do carro. Ele demora para evoluir no quesito velocidade, deixando o 0 a 100km/h em 12,5 segundos, segundo a montadora, mas convenhamos que o carro não tem esse propósito. Nossa média nas estradas paulistas foi de 6,8km/l.



Guilherme Magna


Bom, vamos ao que realmente interessa, o DNA off-road. Com o diferencial traseiro blocante, que pode ser ativado por um botão no console central, distribuindo torque contínuo nas rodas, o carro ficou ainda mais divertido e forte para enfrentar trechos com lama ou ficar submerso por até 1metro e enfrentar trechos alagados ou enlameados.



Guilherme Magna


Rodamos por um trecho chamado de ?serrinha do Inhaíba? localizado próximo a Sorocaba, no interior paulista. Durante o percurso de aproximadamente uma hora, enfrentamos diversos trechos com lama bastante escorregadia onde acionamos o 4x4low e o diferencial traseiro blocante. Com os itens ativados, o jipe passou por todos os obstáculos sem esforço. Nas subidas com lama, a tração 4x4 já cumpria bem o papel, o que tornou o trajeto divertido. Nas valetas, o grande ângulo de entrada e saída (53 graus e 50 graus, respectivamente) dão agilidade ao veículo.



Atualmente o único concorrente direto do Troller TX4 é o Jeep Wrangler Rubicon que tem preços a partir de R$ 432.590 e é comercializado com motor a gasolina. No caso do Troller TX4, a situação é bem diferente, a motorização é diesel e tem preços bem abaixo do seu concorrente. Para o jipe brasileiro a Troller colocou preços a partir de R$ 167.530. Não que ele seja ?barato? mas podemos concluir que de fato o TX4, mesmo com câmbio automático, é muito fiel à sua proposta.



*Por Guilherme Magna



Fonte: r7.com

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