Novos Audi A4 e A5 trazem mais tecnologia a bordo: veja o teste
Novos Audi A4 e A5 trazem mais tecnologia a bordo: veja o teste
Mantendo praticante o mesmo design com mudanças de estilo bem pontuais os novos Audi A4 e A5 ganham lista atualizada de equipamentos. Depois de testar o novo sedã A4 o R7 também andou no A5 Sportback 2021. A dupla compartilha as mesmas opções de motores enquanto trazem novidades esperadas como controle de Cruzeiro adaptativo e Farois LED Matrix.
ESTE AUDI FOI DIRIGIDO PELO AYRTON SENNA NO LANÇAMENTO DA MARCA NO BRASIL - Audi 80 S2 1993/94. Veja o vídeo!
No caso do três volumes estreia o visual com nova grade atualizada em relação à toda a linha em três versões: Prestige, Prestige Plus e Performance Black enquanto o A5 Sportback tem duas variantes: Prestige Plus e Performance Black. Com o design a dupla traz também novos faróis com tecnologia LED Matrix. A tecnologia além de aumentar a visibilidade tem sensores que ajustam o farol para não ofuscar veículos vindos na direção contrária e vem de série no A5 Sportback enquanto no A4 sai por R$ 12 mil.
Também nos dois modelos há melhorias no interior com acabamento preto brilhante. A mudança do painel digital e no sistema de multimídia Audi MMI atualizado deram estilo mais jovial à linha.
Motores não mudam
O motor que equipa tanto o A4 quanto o A5 não sofreu mudança. Trata-se do 2.0 TFSI de 190cv e 32,6kgfm com opção de 249cv e 37,7kgfm de torque nos modelos mais caros e sempre conectado ao câmbio S-tronic de sete velocidades. A tração é sempre integral Quattro com controles de modo de condução ajustáveis na tela do carro. São cinco posições: Efficiency, Automatic, Comfort, Dynamic e Individual.
A diferença está no Audi A5 que traz um sistema de assistência elétrica de 12V. No entanto a marca não fala em ?sistema híbrido leve? mas sim uma tecnologia complementar ao motor a combustão reduzindo o consumo. Na prática seu funcionamento é imperceptível para o condutor.
Testamos a dupla
Após testar de forma antecipada o A4 o R7 avaliou o A5 em um percurso rodoviário e urbano de cerca de 150km. As novidades tecnológicas deixam o uso do carro mais confortável com a esperada esportividade no motor de 249cv. Na estrada testamos os modos de troca de marcha manual onde as reduções e avanços são muito suaves e há diferenças notáveis entre os modos de condução.
Avaliamos o A5 na versão Performance Black Quattro com kit S line que traz acabamento escurecido e brilhante, rodas aro 18 e todos os equipamentos previstos. No fim do dia a luz de LED Matrix ofereceu mais segurança durante a condução enquanto o som premium e pacote Assistance System trouxeram mais conforto durante a viagem.
Por fim não houve mudança no desempenho e nem no comportamento dos veículos que seguem com as mesmas qualidades de dirigibilidade e ergonomia típicos da marca. A vantagem está mesmo na maior conectividade para agradar seu seleto perfil de consumidor.
Preços e versões:
Audi A4
Prestige: R$ 229,9 mil
Prestige Plus: R$ 259,9 mil
Performance Black: R$ 304,9 mil
Audi A5 Sportback
Prestige Plus: R$ 284,9 mil
Performance: R$ 329,9 mil
Fonte: r7.com