
Novo Sandero RS: uma volta no esportivo acessível da Renault
Novo Sandero RS: uma volta no esportivo acessível da Renault
O Sandero RS é a melhor notícia que a Renault poderia dar aos compradores do Sandero e também os legítimos gearheads.
Mesmo sem novidades em termos de motorização, o visual continua sendo o ponto forte do hatch que acompanha as mudanças promovidas no restante da linha. Estão lá as lanternas alongadas ao estilo do Megane RS europeu, os spoilers, as novas rodas diamantadas, o escapamento com saída dupla e os adesivos Renault Sport que são só um detalhe.
Por dentro os mesmos detalhes em vermelho como as costuras do revestimento do volante e do pomo do câmbio, os aros do cluster e os indicadores, tal qual a versão anterior. A ergonomia, que não é das melhores, também é a mesma com a carroceria espaçosa e profunda e o painel muito alto. Na versão 2020 o Sandero está 14Kg mais pesado graças aos reforços estruturais e dois airbags adicionais. Também em prol da segurança há freios a disco nas quatro rodas com o obrigatório ABS.
Quando liga...
O motor 2.0 tem conceito ultrapassado mas está à altura do RS. Aspirado, com 16v desenvolve até 150cv a 4.000 rpm com o torque de 20,9 kgfm acelerando de 0-100Km/h em oito segundos. O câmbio é manual de seis marchas com relações curtas que exploram bem a potência e resultam em uma condução agradável. A suspensão tem calibração específica, distância em relação ao solo reduzida em 26mm, barras de torção até 65% mais rígidas e os pneus Michelin aro 17 atuam com exatidão notável, muito diferente do Sandero "comum".
O Sandero RS é dócil e conta com controle de estabilidade e de tração, o que se nota nas curvas. Há 3 modos de condução acionados por um botão no console: o padrão, o Sport com marcha lenta mais alta e respostas mais sensíveis e o Sport+ que desliga os controles eletrônicos.
Trate-me bem
A dureza presente em carros esportivos mais caros não faz parte da lista do Sandero RS. A direção eletro hidráulica poderia ter sido substituída nas versões civis mas se mostra adequada na versão esportiva tornando o passeio mais agradável.
Ainda sobre conforto, os novos bancos tem apoio lateral inspirado em modelos de competição e também o encosto de cabeça para o passageiro do meio no banco de trás. Como todo carro da linha, o espaço é farto para acomodar bagagens.
A multimídia Media Evolution também foi incorporada ao RS e agora traz conexão com celulares Apple e Android na tela de 7´´.
O Sandero RS é vendido em um pacote único ao preço de R$ 69.690,00. Está bem distante da versão de entrada com motor 1.0 que agora custa R$ 46.990,00 mas certamente faz valer cada real adicional. O novo RS certamente não será figura fácil pelas ruas e avenidas mas é o melhor esportivo que você pode comprar nesta faixa de preço.
Fonte: r7.com