Forte tempestade de neve chega ao nordeste dos Estados Unidos

Forte tempestade de neve chega ao nordeste dos Estados Unidos


Nova York se prepara para dias de baixas temperaturas e muita neve Michael loccisano / Getty Images via AFP


Uma tempestade congelante atingiu o nordeste dos Estados Unidos nesta quinta-feira (18), após envolver o sul e o centro do país em uma onda polar que deixou milhões sem energia no Texas.



A massa de ar do Ártico atingiu vários estados mais acostumados a um recorde de calor do que às baixas temperaturas desde a segunda-feira (15), matando dezenas e forçando mais de sete milhões de texanos a ferver água antes de bebê-la.



Haverá "neve e gelo das planícies do sul ao meio Atlântico e nordeste", alertou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) nesta quinta-feira. "O frio intenso continua", acrescentou. 



Nova York


Em Nova York, onde grandes flocos caem desde a manhã, uma queda de neve de até 13 cm é aguardada para a noite desta quinta-feira, com cerca de 8 cm a mais na madrugada de sexta-feira (19), segundo o NWS.



O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, indicou que o mau tempo que atinge grande parte do país atrasou a chegada das doses da vacina contra a covid-19 e impediu que cerca de 30 mil consultas fossem realizadas para que ocorresse a vacinação.



Nova Jersey


O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, também anunciou o fechamento de vários locais de vacinação.



Mais de 100 milhões de pessoas que residem no meio-oeste americano foram afetadas por tempestades de inverno de intensidade variável.



A eletricidade está sendo gradualmente restaurada: Greg Abbott, o governador do Texas, o estado mais atingido pelas tempestades, informou que 1,6 milhão de casas voltaram a ter energia na quarta-feira.



No entanto, quase um milhão de pessoas ainda estava sem energia em todo o país nesta quinta-feira, cerca de 500.000 delas no Texas, a capital energética, e o restante em Mississippi, Louisiana, Oregon e Kentucky, segundo o site PowerOutage.us.



'Como dormir em uma geladeira'




No Texas, milhões ficaram sem calefação e usaram lenha, churrasqueiras, geradores a gás e os próprios carros para se aquecer.



Uma mulher e uma menina morreram intoxicadas por monóxido de carbono ao tentar se aquecer em seu carro, informou a polícia de Houston.





David Hernández, de 38 anos, passou a noite em uma igreja de Houston com outras pessoas que se refugiaram do frio no local.



"Meu carro atolou e tentei dormir lá dentro, mas estava muito frio. Todos os líquidos congelaram, então era como dormir em uma geladeira. "Tive que vir aqui, não tive escolha". contou.



As autoridades do Texas abriram 300 "centros de aquecimento" em todo o estado.



falhas na rede elétrica




O Texas, o centro energético do país, rico em petróleo e gás natural, é o único estado continental dos Estados Unidos com rede elétrica independente. Porém, o frio expôs as falhas da rede diante das temperaturas extremas e dos efeitos das mudanças climáticas.



Beto O'Rourke, ex-candidato presidencial do Texas, alertou que este poderia se tornar "um estado falido".



O presidente Joe Biden ordenou que a agência federal de emergências FEMA coordenasse os esforços de resgate em Oklahoma após as autoridades declararem emergência no estado.





O frio congelante dos últimos dias já deixou 38 mortos em todo o país, a maioria em acidentes de trânsito, segundo a imprensa americana. Dezenas de pessoas foram tratadas por intoxicação por monóxido de carbono e hipotermia.



Vários centímetros de neve são esperados na área metropolitana de Washington D.C., e as autoridades em Maryland, Carolina do Norte e Carolina do Sul alertaram sobre apagões nos próximos dias.



"Granizo e chuva congelante são esperados esta tarde. Fique fora da estrada!", escreveu em um tuíte o governador de Maryland, Larry Hogan.



Embora as rajadas do Ártico comecem a se distanciar do Texas e do sul do país, o NWS avisou que o frio continuará.



Em decorrência da situação, Biden teve que adiar para sexta-feira uma visita programada a uma fábrica da Pfizer que produz vacinas em Kalamazoo, Michigan.



Consequências do frio


Jeff Zients, o coordenador de resposta da Casa Branca ao coronavírus, informou que o frio está afetando a entrega e distribuição de vacinas, e encorajou horários estendidos nos centros de vacinação quando as condições climáticas permitirem.



O frio não poupou sequer os animais. Uma dúzia de macacos, incluindo um chimpanzé de 58 anos, morreu no frio no santuário de Primarly Primates, perto de San Antonio, anunciou a entidade, que encontra-se sem energia desde segunda-feira.



Três quartos do território continental dos Estados Unidos - excluindo o Alasca - estavam cobertos de neve na quarta-feira, de acordo com o NWS. Trata-se de um recorde desde 2003, quando essa medição começou a ser feita.





Fonte: r7.com

Outras Notícias

Picape Hyundai Santa Cruz é flagrada de novo na Finlândia

Tração pode ser 4x2 ou integral Automedia/Reprodução Este an...

Mercedes-Benz anuncia GLS 450 com motor diesel por R$ 917,9 mil

Mercedes Divulgação Oferecido no mercado mundial desde meado...

Facebook bloqueia acesso a notícias na Austrália

Facebook bloqueou acesso dos usuários a notícias na plataforma Fr...

Hackers atacam sites da junta militar de Mianmar

Hackers invadiram sites da junta militar em Mianmar Freepik H...