
Centodieci, o hipercarro da Bugatti que custa R$ 36 milhões
Centodieci, o hipercarro da Bugatti que custa R$ 36 milhões
Design agressivo, potência avassaladora e exclusividade. Estes são os pilares da Bugatti. A fabricante francesa de carros hiperesportivos ? que tem 110 anos de história ? segue agora acelerando rumo ao futuro com o Centodieci (110, em italiano), que terá edição limitada em dez unidades e custará 8 milhões de Euros, mais de R$ 36 milhões. Valor superior a muitos jatos executivos.
Há muitas áreas nas quais o Bugatti Centodieci lembra o EB110, supercarro esportivo construído nos anos 90. ?A ideia foi criar uma interpretação moderna em termos de forma e tecnologia ?, diz Achim Anscheidt, líder de designer da Bugatti.
?Transportar esse visual clássico para o novo milênio sem copiá-lo era tecnicamente complexo. Tivemos que elaborar uma maneira de combinar as características do EB110 e também do Chiron e criar uma aparência estética completamente diferente, isso sem perder a identidade Bugatti?, afirma Anscheidt.
Resumindo, a releitura que deu origem ao Centodieci ficou extremamente radical e aerodinâmica. Nada se perdeu e houve uma sinergia entre vários elementos. Da icônica ferradura até a lanterna traseira, passando pelas luzes diurnas em LED, entradas de ar laterais e o grande aerofólio.
Motor de 16 cilindros em ?W? e 1.600 cv
Em vez do tradicional V12, o exclusivo Centodieci está equipado com um motor W16 de 8.0 litros, derivado do Chiron, só que com a potência aumentada para 1.600 cv. Uma usina de força que leva o hipercarro francês de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos; a 200 km/h em 6,1 segundos e a 300 km/h em 13,1 segundos. A velocidade máxima, segundo a Bugatti, é cortada eletronicamente a 380 km/h.
?Não é apenas a velocidade máxima que faz um carro esportivo se transformar em um hipercarro. Com o Centodieci demonstramos mais uma vez que design, qualidade e desempenho são igualmente importantes?, concluí Stephan Winkelmann, presidente da fábrica de sonhos sobre rodas.
Fonte: r7.com