[Avaliação] Audi Q5 Security: o SUV blindado de fábrica 

[Avaliação] Audi Q5 Security: o SUV blindado de fábrica 


No mercado dos SUVs de luxo, as marcas premium oferecem inúmeras opções como o consagrado Audi Q5, concorrente direto de modelos como BMW X3, Volvo XC60, Jaguar F-Pace, Mercedes-Benz GLC  e o Land Rover Discovery. No entanto, nenhum deles oferece o opção de blindagem de fábrica, um diferencial do modelo alemão fabricado no México, que se destaca pela dirigibilidade e precisão.



O Audi Q5 é o primeiro modelo blindado de fábrica vendido no Brasil Guilherme Magna


No Q5, além de itens como tração integral, frenagem de emergência e controle de tração e estabilidade a blindagem faz a diferença para o perfil de comprador que aprecia um utilitário esportivo médio com esse perfil.



O R7 avaliou o Audi Q5 Security, baseado na versão Prestige Plus, com todos os opcionais possíveis e os diferenciais capazes de mudar o comportamento dinâmico do carro em prol da segurança para os ocupantes.



Blindagem



Antes de contar como o SUV anda é importante citar que a proteção balística pesa 575kg a mais que a versão convencional, totalizando 2.295kg. O Q5 Security possui blindagem de nível III-A, que é resistente a disparos de armas de fogo como espingardas calibre 12, pistolas e submetralhadoras 9 mm e até de calibre 44. Para isso, são utilizados vidros à prova de balas com multicamadas e chapas de aço mais grossas em toda a carroceria ? em uma blindagem convencional, é feita a aplicação de mantas de aramida (mais leves).



Para suportar o peso, a Audi reforçou os freios do SUV, equipando o carro com os mesmos freios do esportivo SQ5
Para suportar o peso, a Audi reforçou os freios do SUV, equipando o carro com os mesmos freios do esportivo SQ5 Guilherme Magna


Para suportar o peso, a Audi reforçou os freios do SUV, equipando o carro com os mesmos freios do esportivo SQ5 cmo 350mm, além de recalibrar o controle de estabilidade.



O modelo ainda ganhou suspensão a ar adaptativa com controle ativo dos amortecedores. Assim, eles se adaptam instantaneamente aos pisos difíceis mantendo o conforto independente do modo de condução acionado. 



Para acompanhar a blindagem o carro ainda recebeu pneus do tipo RunFlat, que permite que o motorista rode com pneu furado a até 80km/h.



Para acompanhar a blindagem o carro ainda recebeu pneus do tipo RunFlat
Para acompanhar a blindagem o carro ainda recebeu pneus do tipo RunFlat Guilherme Magna


Como anda



Como o carro é blindado o motorista demora um pouco para sentir os 37,7kgfm que acabam se perdendo um pouco em um carro de mais de duas toneladas. O Audi Q5 vai de 0 a 100km\h em 7,9 segundos, o que para um carro com motor 2.0 TFSI de 252cv é um tempo alto. O câmbio é robotizado de dupla embreagem com sete marchas e a tração integral quattro.



As respostas são boas tanto em saída, quanto em retomadas e a tração integral, testada na terra e em terrenos de cascalho no litoral paulista, se fizeram presentes com precisão e segurança. Sem receio e mesmo com a blindagem, o Q5 é firme no seu comportamento como todo carro da marca e a dirigibilidade é seu ponto alto.



O carro é equipada com tração integral Quattro
O carro é equipada com tração integral Quattro Guilherme Magna


Em termos de consumo, no percurso urbano registramos uma média de 7,5km/l e na estrada, andando sempre de 100 a 110km/h conseguimos a média de 11,1km/l.



Equipamentos



O Q5 Security custa R$ 370.990 e tem como base o acabamento da versão ambiente, com a perda do teto solar panorâmico por conta da proteção e a vigia lateral em vidro (substituída por aço).



De série, o Q5 traz uma esperada farta lista de itens de como ar-condicionado automático de três zonas, quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, central multimídia com tela de 8,3 pol. e navegação integrada, vidros traseiros escurecidos, sensores crepuscular e de chuva, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento frontais e traseiros e faróis de xenônio (fachos alto e baixo) com luzes de rodagem diurna em LED, além do excelente sistema de som Bang&Olufsen.



O Q5 Security custa R$ 370.990 e tem como base o acabamento da versão ambiente
O Q5 Security custa R$ 370.990 e tem como base o acabamento da versão ambiente Divulgação


O sistema multimídia tem tela de 8,3 polegadas que é bem preciso mas carece do sistema touchscreen. No lugar há uma pequena tela no console para manejar o sistema, tal qual ocorre ainda nos carros da Lexus. Ainda assim, há vantagem da navegação integrada. 



O valor pedido pelo Audi Q5 Security é cerca de R$ 90 mil superior ao da versão Prestige Plus, mas ainda tem como opcionais o sistema de alarme com intercomunicador do tipo viva-voz com sirene (R$ 15.000) e o Audi Side Assist com câmera 360° (R$ 12.000). É alta a pedida mas nessa faixa de produto além da exigência do consumidor a grande vantagem está na manutenção da garantia de fábrica, algo que inexiste na hora de blindar um carro em oficinas terceirizadas. 



O Audi Q5 apesar de já ter dois anos de mercado nesta geração terá apenas uma reestilização de meia-vida que deve ser apresentada na Europa no primeiro semestre de 2020, já como modelo 2021.



*com a colaboração de Guilherme Magna



Fonte: r7.com

Outras Notícias

Picape Hyundai Santa Cruz é flagrada de novo na Finlândia

Tração pode ser 4x2 ou integral Automedia/Reprodução Este an...

Mercedes-Benz anuncia GLS 450 com motor diesel por R$ 917,9 mil

Mercedes Divulgação Oferecido no mercado mundial desde meado...

Facebook bloqueia acesso a notícias na Austrália

Facebook bloqueou acesso dos usuários a notícias na plataforma Fr...

Hackers atacam sites da junta militar de Mianmar

Hackers invadiram sites da junta militar em Mianmar Freepik H...