
Já dirigimos o JAC iEV 40, o primeiro SUV elétrico do Brasil
Já dirigimos o JAC iEV 40, o primeiro SUV elétrico do Brasil
?Resolvemos assumir a vocação de buscar um mundo melhor e investimos numa significativa evolução do nosso modelo de negócio. Por isso vamos lançar cinco modelos elétricos de uma só vez ? os SUVs iEV 20, iEV 40, iEV 60, a picape iEV 330P e o caminhão iEV 1200T. Manteremos nossa linha de modelos térmicos, com os tradicionais motores a combustão interna, embora a nova família de elétricos assuma o protagonismo na marca. A ideia é chacoalhar o mercado e dar várias opções de compra em segmentos diversificados?, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
Segundo o executivo, a previsão de chegada dos veículos elétricos deve se estender até meados do ano que vem, com a iEV60, SUV de luxo que já tem preço sugerido: R$ 198.900. Para dar um choque cultural/industrial e promover um disruptura em relação aos automóveis movidos a combustíveis fósseis ou vegetais, a JAC do Brasil aposta no menor custo de manutenção ? sete vezes mais barata que um carro a combustão ? e menor custo de utilização por quilômetro rodado. Além do veículo elétrico recebe incentivos fiscais, liberação de rodízio em algumas cidades, emissão zero de poluentes e de ruído.
?O carro elétrico é um investimento na mobilidade urbana, já que ainda não dá para fazer longas viagens com ele, isso em função do baixo número de eletropostos nas rodovias?, explica Habib, dizendo que o iEV 40 é o modelo escolhido para dar o ?start? nesta nova fase da JAC no Brasil e que quase 60 unidades já foram negociadas em pré-venda.
Como é o iEV 40?
Com 40 kWh de capacidade de carga máxima, o iEV 40 percorre até 300 quilômetros de autonomia (rodando no modo ECO habilitado e com o ar-condicionado desligado) e preço sugerido de R$ 153.900. É o primeiro SUV elétrico do Brasil. Compartilhar a plataforma do JAC T40 Flex ? R$ 67.490, na versão MT/, de entrada ? é uma vantagem em relação ao pacote de peças de reposição. O iEV40 segue a escola germânica de fabricar carros. Já que este é o primeiro produto da SOL, parceria entre a alemã Volkswagen e a chinesa JAC, e com uma pitada do design italiano.
O carro tem 4.135 mm de comprimento, 1.750 mm de largura e 1.560 mm de altura. Pesa (em ordem de marcha) 1.460 kg e a velocidade máxima é de 130 Km/h, segundo dados do fabricante.
Mas o segredo está sob o capô. Um pequeno motor elétrico de 40 kWh de capacidade, que corresponde a 115 cv de potência máxima e 27,6 Kgf.m de torque.
As baterias são da gigante coreana Samsung de íon-lithium e contam com sistema de arrefecimento líquido que garante o uso numa faixa ideal de temperatura, evitando que haja desperdício de carga por excesso de frio e/ou calor. Segundo dados da montadora, o SUV médio da JAC percorre de 0 a 100 metros em 9,8 segundos. No Brasil a garantia do elétrico será de cinco anos.
Como é rodar com iEV 40?
De cara, o carro oferece design agradável e boa ergonomia. Confortável, o assento ganhou revestimento em tecido. O banco do motorista conta com regulagem de altura e apoio de braço do lado direito. Com vários comandos multitarefas, o volante oferece boa empunhadura e regulagem de altura (profundidade, não). As adaptações feitas para deixar o carro mais sofisticado para o gosto do brasileiro deram certo: há detalhes em couro no painel, que ganhou um central multimídia que espelha Android Auto ou Apple CarPlay via cabo USB, além de câmera 360º e câmera de estacionamento. Há um belo aplique nas portas dianteiras que imita fibra de carbono.
Depois de entrar no carro e colocar o cinto era momento de ?energizar? o SUV da JAC e ter as primeiras impressões ao dirigir. Bastou pisar no pedal de feio e dar o ?start?, via botão. O painel acendeu e apresentou quadros de instrumentos com escala gráfica no tom azul ? bastante confortável aos olhos e que mostra até o consumo instantâneo ? e a central multimídia exibe todo seu menu. Então era colocar a alavanca na posição ?D? (drive) e acelerar.
E não é que o iEV40 acelera forte, com o torque liberado instantaneamente. A sensação é de ?colar? as costas no banco quando o acelerador é acionado sem dó. O mais complicado para o motorista é se acostumar com a falta de barulho ou vibração dentro do habitáculo. Rodando pela Marginal Pinheiros, ruas e avenidas da zona Sul, os sons vêm apenas do exterior: borracha do pneu em contato com o asfalto, pelo sistema de som do iEV 40 e pela buzina dos carros ao redor. A suspensão é firme ? foi recalibrada pela engenharia da JAC no Brasil ? e absorve bem as imperfeiçoes do piso. Os freios estão superdimensionados para este carro. Enfim, o carro oferece um bom desempenho.
Falando nisso, o iEV 40 conta com a tecnologia i-Pedal que regenera a carga das baterias nas desacelerações, podendo ser intensificada pela função ECO, disponível no painel de instrumentos. Funciona assim: soltando o pedal do acelerador, o carro reduz gradualmente a velocidade sem que se precise aplicar o pedal de freio. ?Nessa tirada de pé do acelerador, tendo o modo ECO acionado, o carro terá uma regeneração de carga mais rápida, ampliando a autonomia. Com essa nova postura ao volante, as pastilhas de freios, consequentemente, vão durar muito mais?, explica, Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil. Rodando por São Paulo, com o ar-condicionado ligado e dirigindo no modo ECO, o painel mostrava uma autonomia de 270 km.
Custo por km rodado é barato
Capaz de rodar cerca de 300 quilômetros com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 13 kWh por 100 km, o iEV40 é bastante econômico. Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio (há variação por Estado brasileiro) de R$ 0,55 por kW, consumidor desembolsará R$ 22. ??Encher o tanque? por esse valor e rodar 300 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado seis vezes menor do que um modelo com motor térmico?, explica Habib!
Equipamentos de série no iEV 40
? Ar-condicionado Automático e Digital
? Cruise Control com comandos no volante
? Lâmpadas halógenas
? Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
? Faróis com ?Follow Me Home?
? DRL (LED diurno)
? Faróis de neblina (dianteira)
? Lanterna de neblina (traseira)
? Brake-light
? Alças de segurança dianteiras e traseiras
? Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
? Retrovisor interno antiofuscante
? Bancos revestidos em couro ecológico
? Airbag duplo frontal
? Portas com barras de proteção lateral
? Aviso de cinto não acoplado
? Imobilizador
? Freio ABS com EBD
? BAS ? Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
? BOS ? Brake Overide System (pedal ?inteligente? de freio)
? HSA ? Hill Start Assist (assistente de partida em rampas)
? TPMS ? Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
? ESP e TCS ? Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
? Sensor de capô aberto
? Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
? Computador de bordo com auto-diagnose
? Câmera de ré
? Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
? Isofix
? Central multimídia com função de espelhamento para celular
Concessionária exclusiva
Como parte da estratégia da JAC em lançar toda uma família de veículos 100% elétricos, a empresa inaugurou a concessionária exclusiva para este tipo de veículo. A nova revenda fica na Avenida Europa, 555, zona Sul. Lá há atendimento personalizado e vários pontos de recarga.
Cronograma e preços dos outros modelos elétricos
? O iEV 20 é um SUV de entrada com as primeiras entregas programadas pra janeiro de 2020. Tem 41 kWh de capacidade máxima de carga (320 km de autonomia) ? R$ 119.900
? Dezembro deste ano a marca irá trazer o primeiro caminhão totalmente elétrico produzido em série. O iEV 1200T terá capacidade pra 6 toneladas de PBT, 97 kWh e 200 km de autonomia ? R$ 259.900.
? A primeira e única picape 100% elétrica produzida no mundo vai se chamar iEV 330P. Terá 67 kWh e 320 km de autonomia. Chega em abril de 2020 ? R$ 229.900;
? Já o iEV 60, é um SUV maior e será o modelo 100% elétrico mais refinado tecnologicamente do mercado brasileiro. A previsão é julho de 2020, com 63 kWh de capacidade de carga e autonomia de 380 km ? R$ 198.900;
Mercado internacional
Com crescimento eletrizante, a venda de carros 100% elétricos deve bater a casa dos dois milhões de unidades até o final deste ano. Os principais consumidores são Ásia, Europa e Estados Unidos. Hoje a China lidera o ranking de fabricação deste tipo de veículo, tendo a JAC como quinta maior força do maior mercado consumidor do mundo e está em sua sétima geração de modelos elétricos.
Fonte: r7.com