
Caminhão antigo da Volvo roubou a cena na Fenatran: conheça o N10
Caminhão antigo da Volvo roubou a cena na Fenatran: conheça o N10
A Volvo lançou durante a Fenatran, realizada semana passada, uma série comemorativa do caminhão FH540 que terá 40 unidades alusivas aos 40 anos da marca no Brasil. Apesar de manter uma operação comercial no Brasil desde a década de 1930, foi só em 1977 que a Volvo decidiu fabricar veículos no país.
Com moderno motor turbo de 540 cv e câmbio I-Shift automatizado, a novidade tem a pintura especial "white sky", a mesma que estreou no Brasil em 1980. O novo veículo tem sistema de gerenciamento de torque inteligente capaz de reduzir o consumo em 10% e será vendido nas configurações 6X4 de 540cv, 6X2 de 500cv e 4X2 de 460cv.
No entanto, o N10 1980 exposto ao lado da novidade, literalmente "roubou" a cena do estande da Volvo na Fenatran. O caminhão é "001" produzido no país na então novíssima fábrica de Curitiba.
Com motor turbo TD 100A de 263cv e câmbio de oito velocidades ZF Ecosplit (alta e baixa somando 16 velocidades), o N10 tinha moderno conceito de cabine semiavançada, interior ergonômico e novidades como o freio a ar com três sistemas independentes e direção hidráulica com esferas recirculantes, conceito usado no Ford Galaxie, que garantia leveza nas manobras.
Com 19.000kg de peso bruto era capaz de levar 52 toneladas de carga.
O N10 estava alinhado ao Scania LK140, também com motor turbo, e concorria com os maiores caminhões fabricados no Brasil à época como o Ford F22000, Mercedes-Benz LS1932, Fiat 190 e o Chevrolet D80.
Apesar de toda a modernidade, o N12 foi logo substituído pelo N12 com inúmeros avanços. O veículo exposto na Fenatran foi vendido em 1980 por um concessionário de Santa Catarina a um transportador da região que licenciou o caminhão no Rio Grande do Sul (o veículo tem a placa com inicial "I").
Na mesma época, a Volvo se destacava também no mercado de ônibus urbanos com o modelo B058, usando em veículos articulados, mais pesados, e que exigiam motores mais potentes.
Rodou por mais de 35 anos por todo o Brasil até ser localizado pela revenda e recomprado. Segundo a Volvo, apesar do tempo decorrido, o N10 1980 estava em exccelente forma e foi escalado para estar no estande da Volvo. Mas antes foi reformado em um trabalho que durou apenas 60 dias.
O interior do caminhão foi refeito usando tecidos e tons originais da época, a cabine foi repintada bem como a estrutura. No entanto, no motor, quase nada foi mexido. Isso prova a robustez desses veículos que trabalharm muito por todo o país e que contam a história de uma marca agora recuperada para a posteridade.
Fonte: r7.com